3 Maneiras de ganhar dinheiro com a suas fotografias

FotografiaLeave a Comment on 3 Maneiras de ganhar dinheiro com a suas fotografias

3 Maneiras de ganhar dinheiro com a suas fotografias

Quantas vocês já se perguntou se é possível seguir a vida como fotógrafo e como ganhar dinheiro com a fotografia? Melhor, quantas vezes você, fotógrafo, se perguntou se é possível ganhar dinheiro com as suas imagens sem um cliente? Parece o paraíso essa ideia de conseguir fazer dinheiro sem ninguém te contratando diretamente, pois bem, não é! Nesse post vou dar 3 dicas para você ganhar dinheiro com suas fotografias sem ter um cliente por trás! Curtiu? Então chega mais! 

Renda passiva como fotógrafo

Antes de falar sobre as maneiras de se conseguir dinheiro com suas fotografias sem um cliente precisamos entender um pouco o conceito de “Renda Passiva”. Esse é um conceito que começou a ser utilizado bastante nos últimos tempos. De maneira simplificada a “Renda Passiva” é uma fonte de dinheiro que você não depende do trabalho para recebê-la, ela vai ser gerada mesmo que você não esteja ativamente trabalhando nela!

Gustavo! Você disse que não precisa de clientes e agora nem trabalhar é necessário? Isso é um esquema de pirâmide por acaso? Não! Por mais incrível que tudo isso seja, vamos precisar trabalhar para receber essa renda, mas a grande diferença é que não precisamos de alguém nos contratando diretamente para um serviço e que conseguimos realizar isso de qualquer lugar do mundo, basta você ter sua câmera, um computador, acesso à internet e criatividade!

E porque estou falando de renda passiva nesse caso? É simples, por mais que precisamos trabalhar para isso acontecer, uma vez realizado ele vai render ao passar do tempo. Bom chega de falar vamos cair de cabeça nos métodos!

1- Venda de prints

A primeira maneira é a partir de venda de prints (Impressões) das suas fotografias! Pode parecer bobagem ou até mesmo egocentrismo imaginar que alguém compraria uma print de uma fotografia sua, mas te digo que isso é uma maneira muito sólida de, literalmente, vender a sua arte.

Conheço vários amigos que conseguem gerar uma renda sólida (por volta de R$1.500,00 por mês) apenas com as vendas de quadros com as suas fotografias!

O que mais me interessa nesse método é que você tem liberdade criativa total em cima do seu produto e todas as escolhas são suas, pois só vai comprar quem gostar. É claro que dentre os 3 métodos esse primeiro é o que você está mais ativo vendendo suas imagens, pois você precisa imprimir, enquadrar e entregar cada imagem.

Normalmente como funciona a renda de um fotógrafo? O cliente chega até nós pedindo um orçamento para um ensaio, cobertura de evento, retoque, produção, etc. No caso de venda de prints é diferente, pois o ele vem até a gente em busca de um produto e não um serviço e isso muda totalmente nossa relação com a nossa renda e com os nossos clientes.

2- Banco de Imagens

Bom a segunda maneira é uma das minhas favoritas! Pois, ela é bem “fácil”, mas precisa de muito empenho para dar frutos significantes. Ela é a venda de fotografias através de banco de imagens!

O banco de imagens para quem não conhece é uma plataforma online diversas pessoas do mundo podem encontrar conteúdo fotográfico para diversos fins. Gosto de pensar que ele é um HD gigante na internet onde conecta fotógrafos e clientes que precisam de imagens. Penso que você já está vendo onde quero chegar!  

Trabalhar com banco de imagens é uma das melhores maneiras de se fazer dinheiro com as suas fotografias de qualquer lugar do mundo em qualquer momento e sem nenhum contato com o cliente tudo que você, fotógrafo, tem que fazer é fotografar e postar! Sim é assim simples, por isso gosto tanto é um trabalho que depende apenas de você e de mais ninguém.  

Eventualmente com fotografias de boa qualidade e constância de uploads no banco de imagens você consegue gerar uma boa renda e o melhor de tudo, eles pagam em Dollar! Para nós, brasileiros, isso é a mesma coisa que ganhar ouro nas mãos!

Já ouvi relatos de pessoa que conseguem gerar uma renda de US$ 2.000,00 por mês! É um valor alto e claro variável, pois pode ter meses que você vende mais que outros. O mais importante é um valor que exige muita dedicação para se alcançar, pois, não basta colocar 100 imagens e esquecer elas lá, você precisa manter uma constância e sempre atualizar com conteúdos que sejam relevantes para as pessoas comprarem!

Image result for shutterstock logo

Não pretendo explicar aqui todo o processo do Banco de Imagens, se tiverem interesse posso preparar um post mais elaborado sobre como trabalhar com ele!

Se quiser conhecer mais a plataforma vou deixar aqui o link para a inscrição na Shutterstock, que na minha opinião é um dos melhores bancos de imagens para fotógrafos. Se você quiser se inscrever basta clicar aqui! E conhecer mais!

3- Publicações independentes/Zines

A última maneira para você fazer dinheiro com suas fotografias são a partir da produção de publicações independentes! Essa é uma maneira que tem crescido muito nos últimos anos, principalmente hoje com facilidade de se produzir um volume e disponibilizá-lo na internet.  

A publicação independente, para os que não conhecem, são revistas independentes e não profissionais, hoje também podendo ser em formato digital (e-zine). Esse é um ótimo meio para fotógrafos disseminarem suas imagens e conseguirem uma remuneração por elas!

Como fotógrafo você pode fazer diversos ensaios e juntá-los em pequenos grupos de 10–20 fotografias e criar uma pequena revistinha digital e disponibilizar para venda em serviços como a Amazon, Medium ou Issuu. Se você for mais aventureiro pode até ir atrás de gráficas e fazer impressões de alguns exemplares e disponibilizar para venda em alguns pontos selecionados.

Então qual desses três métodos você curtiu mais? Já dá para tirar um dinheiro daquelas suas fotografias guardadas no HD? Para ser fotógrafo não basta apenas apertar um botão tem que saber tirar leite de pedra! Sigam criando!

Gustavo Winther

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top