O que são LUT’s? E você sabe usa-lós corretamente?

FilmmakingLeave a Comment on O que são LUT’s? E você sabe usa-lós corretamente?

O que são LUT’s? E você sabe usa-lós corretamente?

Fala pessoas! Meu nome é Gustavo Winther e hoje estou aqui para responder a seguinte pergunta “O que são LUT’s?”

Se você trabalha no meio Audiovisual você provavelmente já ouvi falar no termo LUT, principalmente se você trabalha com pós-produção e colorização. Antes de começar você sabe o que é um lut?

O que é o LUT?

LUT é a abreviação para o termo Look Up Table que na teoria é uma tabela de valores com o objetivo de alterar o valor RGB de algo. Na prática e de maneira bem simplificada e ingênua podemos dizer que o LUT é um filtro, que pode servir dentre muitas funções. Converter um espaço de cor para um novo (LUT’s de conversão) ou adicionar um certo estilo ou look para a imagem (LUT criativo).

Agora que eu sei o que ele é como devo usar?

Agora que você sabe simplificadamente o que o LUT é vem a grande dúvida e equívoco da galera. Como utilizar? Muitas pessoas acham que o LUT é uma ferramenta mágica que você sai aplicando em tudo e torce para funcionar! Bom não á bem assim que a carruagem anda! O LUT ele precisa de mais atenção na hora do trabalho e muitas vezes ele pode deixar seu trabalho pior se utilizado de maneira errada.

Por este motivo decidi fazer um vídeo onde eu falo um pouco mais sobre LUT’s e alguns pensamentos sobre o assunto. Vale lembrar que não sou colorista profissional, tenho conhecimento em Colorização, mas não trabalho com isso no meu dia-a-dia, mas é justamente por isso que sinto que os LUT’s estão caindo em um conceito errado de “Filtro mágico para vídeos”. Então assista ao vídeo e me diga o que achou nos comentários! Você usa Lut’s?

Ah! E já vou falando que quem ver o vídeo todo vai ter uma boa surpresa no final!

Espero que tenham gostado! Lembrando que se você não conhece meu canal do YouTube dá um pulo lá! Só clicar aqui e se inscrever para ajudar a gente a continuar criando! Vejo vocês em breve! Sigam Criando!

Gustavo Winther

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top